Rotulagem Energética

Mix Anual 2016

Mix Anual 2017

Capturar

 

Emissões Específicas 2017

As emissões de CO2 em 2017 foram de 280,18 g/kWh. E as emissões por resíduos radioativos de alta atividade foram de 14,90 µg/kWh.

 

 

 

Impactos Ambientais

 

Um impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população.

Subsiste variados impactos ambientais causados pelo homem relacionados ao consumo de recursos naturais e produção excessiva de resíduos, o que resulta na destruição de habitats, poluição e escassez de substâncias essenciais para a vida.

A produção de energia elétrica é feita através de energias renováveis e não renováveis, e o impacto da energia elétrica que consumimos varia consoante a fonte de energia utilizada.

Os impactos ambientais associados à produção de energia elétrica a partir de energias não renováveis mais significativos provêm das emissões das centrais termoelétricas, como por exemplo, o carvão, gás natural, derivados de petróleo, um dos principais impactos associados é a redução da camada de ozono, a possibilidade de contaminação do solo, da água e da atmosfera.

Existe vários tipos de poluição associados ás energias não renováveis como a poluição causada por centrais térmicas, as mesmas produzem energia elétrica através de calor, por queima de combustíveis sólidos, líquidos ou biomassa. A poluição atmosférica causa impactos negativos na saúde humana, cujo grau de incidência e de perigosidade depende do nível de poluição, assim como dos poluentes envolvidos.

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da natureza que nos rodeia, como o sol, o vento e a água.

Contudo a produção de eletricidade a partir de energias renováveis também apresenta consequências negativas para o meio ambiente, muitas vezes associado à alteração dos fluxos hidrológicos com o consecutivo impacto na paisagem envolvente e perda de biodiversidade.

Existem diversas formas de desempenhar um serviço ou uma atividade utilizando uma menor quantidade de energia possível, a isso chamasse eficiência energética.

Para mais informações relacionadas com este tema consulte em  www.erse.pt